O café é uma bebida muito popular no Brasil, principalmente por sua excelente capacidade estimulante. Como todos sabemos, essa estimulação poderosa é feita pela cafeína, que é um potencializador físico e mental.

Mentalmente, ela estimula a liberação químicos cerebrais que aumentam foco, concentração e disposição.
Fisicamente, vai aumentar a queima de gordura, por aumentar a temperatura corporal (termogênese), além de agir nas bactérias do intestino de maneira a contribuir para a perda de peso.
Riquíssimo em polifenóis(muito mais que vinho e chocolate), antioxidantes que também tem papel importante na estimulação mental, uma vez que protegem o cérebro.
Os cafés convencionais são muito contaminados por fungos, o que limita os benefícios, prefira os orgânicos. Por isso, a qualidade do café importa, a preparação importa, para uma melhor preservação dos óleos.

O Bulletproof coffee é essa bebida maravilhosa, turbinada com a combinação de gorduras incríveis a fim de promover saciedade e um boost cerebral. Melhor aproveitado em jejum.

Quais são as fontes de gordura utilizada?

MANTEIGA ORGÂNICA OU GHEE:
Contém CLA, uma gordura que auxilia no funcionamento cerebral
Contém também o ácido Butírico, que auxilia no funcionamento cerebral e intestinal

ÓLEO DE COCO (TCM)
Contém triglicerídeos de cadeia média (TCM), que atuam como combustível para as mitocôndrias. E funciona como um biohack para facilitar a cetogênese (explico em outro post). Essa gordura e outras gorduras de menor comprimento podem ser convertidas em cetonas e utilizadas como combustível pelo cérebro, levando a uma maior clareza mental, destaque aí para o ácido caprílico. Os melhores óleos de coco do mercado brasileiro atualmente são o lotus de coco da pura vida e o MCT Lift da essential nutrition.

Se você consumir junto com carboidratos você perde os benefícios, por causa do pico de glicose e insulina, principalmente das cetonas. Já o consumo concomitante com proteínas, que muita gente tem dúvida, compromete também a eficácia do bullet, mas a conversão de glicose a partir da proteína e beeeem mais lenta e até ineficiente. Então, se sentir fome tomando apenas o bulletproof, tente com alguma proteína, como ovos, mas de preferência, tome-o em jejum.

Como preparar? Faça 300ml de café (com cerca de 20-30g de pó) com uma colher de sopa de manteiga e duas de óleo de coco.
Dr. João Mesquita
Médico